Desabafo de um (a) lince


Algumas pessoas ao lerem as notícias aqui postadas dizem ficar deprimidas e com a sensação de que todos nós cidadãos somos joguetes na mão daqueles que detém o poder. Sentem uma terrível sensação de impotência e tem vontade de não mais saber como o dinheiro de nossos impostos é usado.
Todas essas sensações muitas vezes eu também sinto e já senti muito mais de perto vendo que o discurso daqueles que almejam o´poder é muito diferente da prática. Mas, abandonar a luta é decisão dos fracos e sem fé e eu acredito na força do Homem, por isso sigo em frente, buscando novas práticas, novos caminhos, novas parcerias.
O Brasil ainda é uma criança em termos de nação, nosso conceito de cidadania ainda precisa ser aprimorado. É certo que passos importantes tem sido dados no caminho do amadurecimento- a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei dos “Fichas Limpas”, são bons exemplos. Hoje já temos acesso a informações que nos permitem saber mais sobre a gestão daqueles que escolhemos para gerir a coisa pública.

Por isso precisamos ser mais seletivos e rigorosos- não podemos continuar a votar em Governantes que tratam a as leis com descaso, achando que estão acima do bem e do mal; em Governantes que no afã de permanecer eternamente no poder fazem todo o tipo de aliança;  em Governantes que uma vez eleitos esquecem toda as promessas de campanha e passam a beneficiar determinados setores da sociedade; em dirigentes que não priorizam a eficiência administrativa, afinal, os direitos sociais- saúde, educação, segurança,..dependem de um Executivo ético e eficiente!
Vamos cobrar dos novos deputados eleitos um mandato mais transparente, mais voltado para questões que interessem a Sociedade como um todo e não para um grupo de pessoas. Que eles cumpram uma das suas principais missões: fiscalizar o Poder Executivo. Para isso existe o Tribunal de Contas do Estado: para auxiliar o Legislativo nessa tarefa.
Vamos começar  exigindo  que a Assembléia Legislativa do Estado pressione o TCE para que faça concurso público para auditor, nos moldes do Tribunal de Contas da União.
Precisamos de órgãos de controle eficientes e autônomos, que trabalhem em rede otimizando os recursos à sua disposição.

Precisamos, enfim, de respeito!

Finalizo, relembrando João Cabral de Melo Neto:


Tecendo a manhã Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.

Comentários

Anônimo disse…
Lince, um bom começo pra se entender cidadania é perceber que cada um de nós tem sim um papel no controle da coisa pública. Conhecer como os recursos são gastos (por pior que seja) nos torna mais cidadãos. É a partir da formação de uma consciência política que podemos ser agente de mudança, as eleições estão aí pra isso, quem sabe desta vez faremos diferente. Parabéns pela iniciativa!
Anônimo disse…
Ninguém tá preocupado com gestão pública, mas com seus próprios umbigos. Veja a administração petista, que julgávamos que seria diferente e acabou na mesma vala comum de tudo que conhecemos. Quem vai ter a coragem de profissionalizar o serviço público estadual???
Anônimo disse…
Vamos precisar desse olho de lince no governo Jatene!
Olhodilince disse…
Caro anônimo das 17:54, espero que ao meu olho de lince unam-se outros tantos olhos para que possamos formar uma rede supra-partidária de controle social. Uma rede atuante, corajosa e sem bandeiras politicas, que olhe todas as admnistrações independentemente de Partido Político.
Jatene, se ( ou quando) vc vencer me aguarde!
Anônimo disse…
Fico Feliz, dona Lince. Sou servidora pública e já vi muitos absurdos acontecerem e passarem em brancas nuvens. Os malfeitores tinham a aquiescência da grande imprensa, comprada a peso de ouro. Ainda bem que os tempos são outros, viva a blogoesfera!
Olhodilince disse…
Cara anônima de 29 de outubro, Também fico feliz ao ver que a blogosfera está possibilitando o acesso a informações antes bloqueada pela grande imprensa. Acredito firmemente na Democracia, como sistema de Governo, e acho que cabe a nós cidadãos termos um papel mais ativo na cobrança de uma melhor gestão pública!
Repito o seu bordão: Viva a blogosfera!
Anônimo disse…
Revoltante!!Lamentável...Ana Julia, Joana, Marcílio, Maurílio e outros estão saindo do Governo tristes por terem perdido esse filão e rindo de todos nós contribuintes, estão saindo ricos, ja pensando em retornar com novos sistemas para sangrar os cofres públicos.

Postagens mais visitadas deste blog

O caminho da riqueza, trilhado pelos escolhidos

Emendas parlamentares- é preciso abrir essa caixa preta!

O QUE FAZ A SEMOB?