E a prestação de Contas da OS Via Amazônia?
De acordo com o TCU, a Associação Via Amazônia, entidade privada sem fim lucrativo, qualificada como organização social (OS), que administra o Hangar, deve prestar contas dos recursos recebidos do Poder Público ao respectivo Órgão Supervisor, ou seja, a Secretaria de Cultura. Até onde sei, essa prestação de contas nunca foi disponibilizada à Sociedade.
Mas e a prestação de contas dos outros recursos ali movimentados?
Considerando as características do Hangar, um centro de convenções cujos espaços são alugados por preços certamente expressivos,não há dúvida de que o montante ali movimentado deve ser espetacular. Só do Governo do Estado, em 2008, a Associação Via Amazônia recebeu R$ 16.512.000,00 e, em 2009, R$ 12.597.000,00.
O Tribunal de Contas do Estado, a Comissão de Finanças da Assembléia Legislativa, o Ministério Público do Estado, são órgãos que podem a qualquer momento, verificar as contas da OS Via Amazônia.
Nesses tempos de final de mandato, que deve coincidir com o final do contrato de Gestão, uma mudança de atitude desses Órgãos em relação ao Hangar seria um grande avanço, pois sinalizaria para o próximo Governante um novo tempo.
Comentários