Calote na Saúde Estadual?




Um primeiro olhar no Portal da Transparência do Governo Estadual mostra um quadro de atraso no pagamentos dos fornecedores da área da saúde: O Estado parece  ter acumulado, em 2022,  dívidas com as empresas que fornecem os insumos e os serviços para os hospitais estaduais localizados em Belém ( desde serviço de alimentação, fornecedores de medicamentos, serviços de exames ,etc). Comparando com a situação em 2021, pode-se ver claramente que, no ano de eleição, o Governo praticamente não pagou os fornecedores desses hospitais conforme demonstrado na tabela a seguir:

PAGAMENTO A FORNECEDORES ( PESSOS  JURÍDICAS)


Explicando melhor a tabela acima: Quando o Governo recebe o produto ou serviço contratado, ele empenha ( gera a obrigação de pagar) e logo depois paga. Em 2022, o Governo empenhou e praticamente não pagou. Ou seja, pendurou as dívidas.

O mesmo pode ser visto nos gastos do Fundo Estadual de Saúde do Pará:
    

Aprofundando mais o olhar, verifica-se uma situação ainda mais estranha na Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Pará: Todos os pagamentos feitos em 2022 não constam no Portal da Transparência: Constam como ZERADOS. É possível verificar que a SESPA empenhou R$ 2.804.009.542,13 mas não se pode saber QUANTO foi pago desse valor.


Destaca-se que isso ocorre apenas na área da saúde. A execução financeira-orçamentária dos outros órgãos/Autarquias aparentemente está correta.

A pergunta que não quer calar é: Será que em 2022 o Governo do Estado deu um calote geral na área da Saúde e não divulga corretamente os dados no Portal da Transparência por essa razão?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emendas parlamentares- é preciso abrir essa caixa preta!

Dinheiro fácil ...para alguns