Esse é o Pará que a gente tem...

Fico a cada dia mais estupefata ao ler as notícias do site oficial do Governo do Pará. Situações que deveriam ser consideradas vergonhosas são divulgadas como se fossem dignas de aplauso. Só para citar reproduzo duas dessas matérias :


Mulheres que já aguardavam há algum tempo para retirar nódulos foram beneficiadas por um mutirão de cirurgias de mama, promovido pela Unidade Especializada Materno Infantil (Uremia), na Unidade Hospitalar Jean Bitar.

Realizadas pelos mastologistas Marcelo Robson, da Uremia, e Celso Fukuda, do Hospital Ophir Loyola, as cirurgias são pouco invasivas, feitas em pouco tempo e com anestesia local. Vinte mulheres trataram lesões benignas e fizeram exames para diagnóstico precoce, no último sábado (14).

Maria Suely Cristina dos Santos, 40 anos, moradora do bairro do Coqueiro (município de Ananindeua), foi uma das beneficiadas. Ela já havia feito biópsia, que apontou um nódulo benigno, e aguardava há um ano pela cirurgia. Maria Suely aprovou o mutirão, o qual considera uma maneira de agilizar o tratamento, já que há muitas pessoas na fila de espera. “Achei excelente! (grifo nosso)

Exame e tratamento - Outra paciente atendida foi Leida Pantoja, 34 anos, oriunda do município de Breves, no Arquipélago do Marajó, que tinha um nódulo benigno e aguardava há quase dois anos pela cirurgia. (g/n) No Hospital Municipal, ela conseguiu encaminhamento para a Uremia, e depois para o Hospital Ophir Loyola, onde foi feita a biópsia e constatado que o nódulo era benigno. Para Leida, “o mutirão é uma coisa maravilhosa, uma benção de Deus, porque permite que se faça exame e tratamento ao mesmo tempo”.

Pois é, as mulheres aguardavam há mais de um ano( e até mesmo há dois anos) pelo atendimento, em razão da inoperância de nossos Governantes  e da falência da saúde no Estado, mas o pessoal da Comunicação do atual Governo relata a longa espera como se fosse algo de menor importância e ressalta a "maravilha" de ter sido feito um mutirão para atender VINTE dessas, sabe-se lá quantas,  mulheres deixadas à própria sorte.
O mesmo acontece com a tal Caravana do PROPAZ. Diariamente estão estampadas no site do Governo do Estado as cirurgias de catarata e as consultas oftalmológicas  feitas nos diversos municípios do Estado:

 
Abrangência - “A nossa expectativa foi mais do que superada. Em todos os municípios por que passamos até agora, temos tido um resultado muito bom. A população atendeu o nosso chamado, as prefeituras estão nos dando todo o apoio necessário e a resposta positiva aparece a cada dia, a cada recomeço de uma história de alguém que voltou a enxergar e voltou a viver com qualidade depois da passagem da caravana”, disse Manoel Silva, um dos coordenadores do trabalho. Segundo ele, um dos pontos mais positivos da caravana até agora tem sido a presença marcante de moradores da zona rural.
E assim, como num passe de mágica, a falta de serviço público essencial é mero coadjuvante ou até mesmo apenas um extra, num palco montado para colocar na cabeça do Povo que muito se está fazendo pela Saúde no Pará!
Vendo essa estratégia de marketing não há como não lembrar do linguista estadunidense Noam Chomsky, considerado um dos maiores intelectuais da atualidade, que afirmou:
“A propaganda representa para a democracia aquilo que o cassetete significa para o Estado totalitário”.
    

Postagens mais visitadas deste blog

Calote na Saúde Estadual?

Emendas parlamentares- é preciso abrir essa caixa preta!

AS ASSOCIAÇÕES QUE RECEBEM DINHEIRO PÚBLICO